Filmes e Séries

Vamos falar de erros de adaptação Shadowhunters?

Não é feliz que venho escrever esse post, juro!

Shadowhunters é baseado numa saga (Os instrumentos mortais) que venho acompanhando há muito tempo através dos livros então acho que tenho um pouquinho de fundamentação teórica para afirmar o que irei afirmar, Shadowhunters na TV não rolou e não rolou por vários motivos.

Shadowhunters é baseada na saga Os Instrumentos Mortais escrita por Cassandra Clare, a saga tem um totashadowl  de 6 livros. O enredo/história é o seguinte: existem pessoas que são meio anjos e meio humanos chamados caçadores de sombras  e esses são responsáveis por caçar os demônios que estão disfarçados na terra, esses caçadores de sombras vivem no submundo onde também existem vampiros, lobisomens e etc. O problema é que alguns, mais especificamente um caçador quer dominar o submundo e acabar com as outras espécies (estilo Hitler mesmo). A personagem principal é Clary, uma menina “normal” que descobre que não é tão normal assim. A saga já teve adaptação no cinema como Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (nome do primeiro livro) com a linda Lily Collins no papel da Clary. Apesar do filme estar mais por dentro da história dos livros não rendeu muito no cinema e não teve continuação. Em março de 2015 foi anunciado que a saga seria adaptada para o formato de série, estreou no dia 14 de março desse ano no canal Freeform.

Quando recebi a notícia de que a saga viraria série realmente fiquei muito feliz, até assisti o primeiro episódio sem legenda mesmo de tanta curiosidade. Para a minha infelicidade logo de cara me decepcionei com a escolha do elenco, quem leu os livros vai entender do que eu estou falando. Me parece que escolheram as pessoas mais bonitas disponíveis pra chamar a atenção do público sem se importar se eles estavam dentro das características dos personagens dos livros. Claro que nenhuma adaptação de livro pra filme/série vai ser perfeita, disso eu tenho consciência, mas sério, ta muito forçado. Tendo Valentim (vilão) como maior decepção, eis alguns outros pontos que me incomodaram na adaptação.

city
Elenco de Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos. Adaptação da saga para o cinema.

1- Nos livros a Clary personagem principal não é completamente ruiva, o livro narra que ela tem cabelos acaju e que quando Clary saia no sol eles ficavam avermelhados/ruivos. Nessa perspectiva Lily Collins na adaptação pro cinema estaria mais dentro das características da Clary do livro. Além da menina escolhida (Katherine McNamara) para fazer a série ser uma princesinha e a Clary não ser toda delicada como a série mostra.

2- Os efeitos visuais deixam muitíssimo a desejar. Numa séria onde tem magia acontecendo, um bando de demônios e vampiros aparecendo toda hora os efeitos importam bastante.

3- A história ta toda desconectada. Acontecem coisas na primeira temporada que aconteceram no terceiro livro misturadas com coisas do primeiro (calma gente, vamos produzir um livro de cada vez?)

4- A historia é tão legal, tem tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo e qual o foco da série? sim, os romancinhos. Foco total no amorzinho atrapalha o seguimento da história galera! Com exceção de um casal que foi bem encenado e quase chegou ao nível dos livros (não é nenhum casal principal)

Aqueles que gostaram da série não me odeiem!! Quem não conhece a história original pode gostar e não se sentir incomodado com a adaptação da mesma forma que eu me senti. Quem leu os livros e gostou OK também! cada um gosta do que bem entender. O que importa é que teve gente que gostou e a série foi renovada para uma segunda temporada com os produtores de Smallville assumindo o comando (quem sabe agora vai).

Já estava me esquecendo,  a série não é original Netflix! ela foi produzida pra TV e a Netflix se interessou e comprou direitos para exibi-la (o mesmo caso de Orphan Black).

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s