Entrevistas, Filmes e Séries

Entrevista: Ciro e Ricardo, Catfish Brasil

CATFISH /’kétfixi; US: 1- noun [C] (pl. noun)  “Someone who pretends to be someone they’re not using Facebook or other social media to create false identities, particularly to pursue deceptive online romances”

Traduzindo, são pessoas que se passam por outras com perfis falsos na internet em busca de relacionamentos e que acabam enganando quem acredita que elas realmente existam…Começamos explicando isso pra contar para vocês sobre o reality show que é sucesso nos Estados Unidos. Catfish começou com um documentário e fez tanto sucesso que resolveram criar o reality para achar pessoas que são enganadas por outras, é bem pesado alguns episódios, mas vale a pena!

Como vocês devem saber, o Brasil é um dos lugares no mundo onde as pessoas mais passam horas seguidas na internet e nada mais justo deles trazerem um reality show desse pro nosso país! E hoje a gente vai conversar com Ciro e Ricardo, eles são apresentadores/investigadores do Catfish Brasil, SIM! Os caras vão atrás das pessoas e as questionam até o último minuto! Vem saber mais sobre eles e sobre o programa!

Foto: Reprodução MTV
Ricardo e Ciro, apresentadores do Catfish Brasil

01. Como foi quando vocês souberam que iriam fazer parte desse projeto? Vocês acompanhavam o Catfish de fora?

RicardoEu entrei pra este time através de um teste de elenco. Foram várias etapas, em diferentes cidades. E quando recebi a confirmação de que tinha sido selecionado, pulei que nem criança com brinquedo novo… Antes dos testes eu não conhecia o programa. Foi ótimo conhecer o formato do programa, mas foi o filme (documentário que originou a série de TV) que me fez ter certeza de que queria mesmo entrar nessa parada.
Ciro:  Foi uma grande felicidade que recebemos com muita gratidão e responsabilidade. Eu já conhecia o formato, já tinha assistido ao programa Catfish, mas não acompanhava ainda. Passei a acompanhar com afinco e a me concentrar na missão: auxiliar as pessoas que pedem nossa ajuda a resolver as questões de suas relações virtuais, trazer saúde para os relacionamentos e ajudar a verdade a aparecer, sempre.

02. Qual o maior medo que vocês tinham durante a gravação?

Ricardo: Sempre me preocupo em ouvir os participantes sem julgamento. Isso eu deixo para os espectadores. Não chegava a ser um medo, mas uma atenção em estar ali: disponível, compassivo e empático ao drama pessoal de cada uma das pessoas que se dispõe a expor, na TV, sua encruzilhada afetiva-amorosa.
Ciro: Não chega a ser um grande medo, mas sempre tem o receio das coisas darem errado durante nossa investigação. Estamos lidando com gente e, como estamos fazendo um reality show, não temos as situações sob controle. Então, por exemplo, descobrir a pista de um lugar, chegarmos lá e não sermos bem recebidos, ou não conseguirmos nenhuma nova informação, ligarmos pra alguém e a pessoa não querer colaborar, não encontrar um lugar/pessoa, ser enganado por alguém que marca e não aparece, essas coisas. E olhe que elas aconteceram! Mas acabam sempre nos lembrando de que tudo é vida real. Pessoalmente, tenho também uma grande preocupação com como a pessoa que estamos ajudando vai lidar com as descobertas que vamos fazendo, e isso me faz ter muito cuidado na entrega das informações. Tento sempre me colocar como um amigo, alguém que quer – acima de tudo – que aquela pessoa fique bem, seja qual for a verdade. E essa preocupação também vale para quando encontramos a pessoa do outro lado: muitas vezes ela também está precisando muito de ajuda.Foto: Reprodução MTV

03. Vocês já têm acesso à história antes ou é uma surpresa a cada contato com a pessoa?

Ricardo: Nem o destino do voo nós sabemos. Só na hora do check in, já no aeroporto. É tudo 100% na hora, para a gente. É um reality para os participantes e para os apresentadores. É a cada encontro ou nova etapa da investigação que a gente entende o rumo que estamos tomando. Adooooooooro isso. 🙂
Ciro: É uma surpresa total e absoluta, a cada vez. A equipe do programa faz questão de que Ricardo e eu tenhamos o primeiro contato com a história no momento daquela primeira ceninha que você vê nos episódios, da leitura do e-mail pedindo ajuda. Então a gente sempre vai para esse local sem saber se será um garoto ou uma garota, para que cidade vamos, etc. E assim segue durante toda a gravação do episódio: tudo é novo e está sendo descoberto no momento por mim e pelo Ricardo

04. Tem algum episódio que não deu pra achar a pessoa mesmo? (SPOILER hehehe)

Ricardo: Teve um que foi quaaaase, mas a gente deu um jeito!!!!
Ciro:  A gente conseguiu solucionar todos os casos dessa primeira temporada brasileira! Eventualmente, quando chega uma história para o programa, a equipe de pesquisa faz uma investigação prévia, a que Ricardo e eu não temos acesso, e isso também ajuda a fazer um filtro nos casos. Assim, quando partimos para uma aventura, já sabemos que as maiores chances são as de que o caso seja possível de se resolver.

05. Vocês já passaram por algo parecido?

Ricardo: Não, nunca. Ainda (hahahaha).
Ciro: Não, por um relacionamento amoroso virtual, nunca passei por isso. Existe uma abordagem virtual natural que às vezes nós, atores, enfrentamos após um trabalho de maior visibilidade: mensagens, solicitações de amizade, pedidos de chamadas por Skype, comentários nas suas redes etc. Lido de forma bastante tranquila com isso (e com muita gratidão), mas nunca dei espaço para me envolver com alguém partindo de uma abordagem exclusivamente virtual. Já vivi sim fases de distância em relacionamentos já estabelecidos, e aí sim, a internet foi muito importante. E mantenho relações à distância, basicamente pela internet mesmo, com amigos de diferentes lugares, mas conheço a todos eles pessoalmente.

Bom, dá pra ter uma ideia de como funciona o programa né? Meu, a gente aqui do blog tá acompanhando os casos e é agoniante ver as pessoas passarem por isso, mas no final tem aquele alívio quando tudo se acerta! Se você quiser ver também fica ligado na MTV toda quarta-feira ás 22h e também está disponível no MTV Play! A gente espera que vocês tenham gostado e que vejam os episódios! Até a próxima!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s